terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

E lá se foi mais um!...


Já conhecia de "ouvir falar" a muito tempo, mas só no ano passado tive o prazer de ler o livro “O MONGE E O EXECUTIVO”, de James C. Hunter. 

É um livro de linguagem simples, gostoso de ler, basicamente uma fábula (ao meu ver, única semelhança com "Quem mexeu no meu queijo"), aplicável e dirigido a um público extremamente eclético, com princípios básicos que se adéquam muito bem a todas as pessoas que exerçam o mínimo de influência em qualquer realidade corporativa.

A fonte da infelicidade para milhares de pessoas mundo afora está intimamente relacionada a corporações que priorizam a produtividade e se sobrepõe às relações humanas. Quem nunca reclamou do chefe ou ouviu alguém reclamar? Quem nunca se questionou se é um bom líder e se tem a admiração sincera de sua equipe? É justamente este ponto que fez do livro um best seller.

 Com mais de 20 anos de treinamentos ministrados, o autor faz um longo trabalho de convencimento, mostrando também como o paradigma empresarial está mudando e quais serão as habilidades exigidas dos líderes muito em breve.

Achei o conteúdo tão proveitoso que o transformei em uma série de palestras motivacionais, todas baseadas em seus subtítulos e seguindo o conceito básico (que é a grande sacada de James Hunter): a liderança servidora, que serão aplicadas na empresa que trabalho em breve (pelo menos, assim espero!).

COMO SE TORNAR UM LÍDER SERVIDOR foi minha escolha para o segundo título do ano. Nele, James Hunter apresenta praticamente um manual do usuário para os conceitos do primeiro livro.

Aborda, mais uma vez, questões como liderança, poder, desenvolvimento da autoridade, gentileza e responsabilidade, caráter, inteligência emocional, motivação e outras coisas fundamentais para o líder.
No final do livro, há 4 apêndices com testes, incluindo uma lista de habilidades de liderança para fazer uma avaliação 360 graus e um plano de ação para orientar o aprendizado do líder. Exercícios práticos de coaching.

Rápido de ler e fácil de assimilar, este livro muda mesmo a forma de liderar para quem está disposto a abandonar estereótipos de liderança e confiar em seu próprio caráter para lidar com sua equipe. 
Aliás, caráter é o ponto fundamental para transformar um “chefe” em um bom líder, independentemente de sua personalidade e experiência.

Aprovadíssimo!... Fica a dica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário