domingo, 9 de março de 2014

Mulher - de verdade!...


Sei que a data é de ontem, porém, até mesmo devido ao duro ofício de SER mulher, não deu pra escrever. Creio que ainda esteja em tempo.

Sublime dedicarem um dia especialmente a nós, “mulheres guerreiras” (que tantos enunciados adoram citar), mas convenhamos, aqui, na vida real, não há tanto glamour assim...

Claro que é maravilhosa a dádiva da maternidade, o – mágico - sexto sentido ou a sutileza das lágrimas, dos olhares e dos sorrisos que somente as mulheres possuem, só que nem tudo se resume ao conto de fadas repleto de princesas (a maioria das vezes a espera de um príncipe) que nos fizeram acreditar desde crianças.

Aqui, na vida real, somos mulheres fortes sim, trabalhamos duro, criamos e educamos nossos filhos, cuidamos de nossas casas, famílias (e a essa se incluem até os agregados mais remotos), maridos, trabalhos, estudos (desde pós-doutorado ao aprimoramento de uma receita nova de bolo), bichos de estimação, unhas, cabelo, roupas, depilação, dieta (constante!) e, claro, nossa sanidade mental (e de algumas pessoas mais próximas a nós) – tudo isso, muitas vezes equilibradas em saltos agulha e maquiagens que tem que ter a função de bloqueador solar, antirrugas e dar um tom “saudável” e – absolutamente – “natural” à pele!... Ufa!... Sim, somos mulheres fortes, mas também somos aquelas criaturas definitivamente frágeis, que sofrem de TMP e cólicas menstruais, que se magoam por uma simples palavra (ou pela falta dela), que são leais a suas amizades e se emocionam ante um abraço sincero... Aquelas que precisam de colo, que choram por nada, de gostam de ser vistas – e reconhecidas – pelo que são como seres humanos e não pela condição social que ocupam ou pelo tamanho da calça jeans que vestem.

Somos mães, filhas, donas de casa, adolescentes, estudantes ou doutoras que, na verdade, nem ligamos se alguém queimou o sutiã em praça pública, porque nossa luta é diária e não raras às vezes, repleta de escolhas difíceis e renúncias que só mesmo NÓS mulheres, somos capazes de fazer.

Cercadas de preconceitos (ocultos ou declarados), precisamos provar constantemente nosso lugar na face da terra e repetir o tempo todo, que NÃO ESTAMOS AQUI A PASSEIO.

Portanto, vou lhes contar um segredo: nós não somos PERFEITAS. Mulheres glamourosas e prontas para todas as “caras e bocas” em qualquer momento do dia podem até existirem, mas para isso são necessários dois elementos básicos: tempo e dinheiro (além de um excelente analista) e, a GRANDE maioria de nós não dispõe de nenhum deles (pelo menos não em quantidade suficiente).

Feliz Dia – Internacional – da Mulher: Ontem, Hoje e os outros 363 dias do ano a todas nós, mulheres de VERDADE!  ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário