terça-feira, 10 de abril de 2012

Imperfeita...

Estive pensando na diferença em se fazer algo despretensioso e algo imposto. Ok, talvez o termo “imposto” seja forte demais... Poderia ser substituído por “solicitado” ou “sugestionado”... Continuemos:

Amo escrever (alguém duvida?), mas quando a situação muda e já não se trata de um hobby, mas de uma obrigação, me pego muito insegura... Quero dizer, aqui não há grandes preocupações com o uso correto da gramática ou de regras. Uso muitas reticências, mesmo sabendo que elas não são tão apropriadas assim, brinco e escrevo como a quem fala com um amigo, pois de certa forma, é assim que imagino todas as pessoas que dedicam alguns minutos do seu tempo para ler o que escrevi. Não me importo com termos técnicos ou linguagens rebuscadas... Só escrevo.

Às vezes recebo elogios sobre artigos que, sinceramente, nem considero tão bons assim... Fico feliz, é claro, mas a responsabilidade cresce porque não quero decepcionar quem, em algum momento, sentiu admiração por mim. Mas o fato indiscutível é que não sou (e no fundo acho que não quero mesmo ser) perfeita.
Tentar ser perfeito consome muita energia. Mistura obsessão e técnica. Demanda muito tempo e pode fazer com que se perca – grandes - oportunidades.

Os imperfeitos podem até parecer, por vezes, inconsequentes, mas são eles que podem ser vistos testando, inovando, produzindo, errando, aprendendo e recomeçando.

Já dizia Seth Godin, ícone do marketing: “Não tente ser perfeito. Comece a ser notável”.  Ser notável é não ter medo de se destacar, ciente que com o destaque vem os ataques, a inveja e a crítica... É ter coragem de arriscar uma nova ideia, por mais maluca que pareça a princípio. Ser notável é defender uma causa, desde que se acredite de fato nela.

É bem melhor ter um milhão de boas ideias e arriscar algumas do que ter apenas uma grande ideia e não arriscar nada.

Portanto, perdoem-me por minha imperfeição. Estou aprendendo a agir mais e esperar menos... Produzir mais e me cobrar menos... Sonhar mais... mesmo que isso signifique dormir um pouco menos.

2 comentários:

  1. Já faz alguns dias e eu estava tentando me lembrar "Como é mesmo o nome daquele blog da Carla?". Agora você postou e eu tenho a oportunidade de ler seus escritos. Você escreve bem, Carla. Eu já tentei escrever um blog, mas... Acho que lido meio mal com a, bem - devo chamar de obrigação? - de escrever. Também não consigo deixar as palavras fluírem assim neste jeito bate-papo, como você faz, muito bem, aliás. Também pensei em criar um blog e postar alguns contos. Acho até que te mostrei um, não? Bem, tenho dois aqui - http://www.overmundo.com.br/perfis/marcus-gonzallez - Gosto de como você escreve e agora que encontrei de novo teu blog, vou sempre passar aqui pra ver suas divagações. Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcão!.. Que bom te encontrar por aqui!!!...
    Muito obrigada pelos elogios e por seu carinho e pode ir deixando essa modéstia de lado, viu? Voce escreve muito bem. Seus contos - de suspeeeenseee - são fantásticos!... Sem duvida um blog seu seria um sucesso!... e eu seria a primeira "seguidora".
    Bjo grande e parabéns pelo filhote... tá lindo! Ele é a sua cara!...rs.

    ResponderExcluir